HISTÓRIA DA CERCIMB

Os direitos educativos das crianças com necessidades educativas especiais, assim como o direito de beneficiarem de igual proteção a todos os níveis, têm vindo a ser progressivamente reconhecidos perante a comunidade, por meio de diversas batalhas jurídicas e legislativas, levadas a cabo um pouco por todo o mundo e em Portugal em particular.

Foi no contexto social e político da década de setenta que se assistiu ao “nascimento” de movimentos sociais de índole associativa, liderados por pais de crianças deficientes. Estes movimentos de pais tinham como objetivo primeiro, criar estruturas educativas para os seus filhos deficientes.

Muitos destes movimentos foram corporizados em Associações e Cooperativas, a partir de 1974, tendo-se assistido à criação de Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, para responder às necessidades educativas e terapêuticas de crianças e jovens deficientes.

A CERCIMB – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e Barreiro CRL – fundada em Novembro de 1975, orientou sempre a sua ação no sentido de criar respostas de qualidade e em tempo oportuno às solicitações que lhe foram sendo dirigidas, tendo como principal finalidade a educação/reabilitação/integração de crianças, jovens e adultos deficientes.

Foram assim sendo criadas as seguintes valências:

Em 1998 a CERCIMB foi ainda entidade promotora de um Projeto de Intervenção Precoce, no Concelho da Moita, tendo a partir de 2008 integrado a Equipa Local de Intervenção Precoce da Moita. Também em 1998 a CERCIMB foi a entidade promotora de Projetos de Apoio ao Ensino Regular nos Concelhos do Barreiro e da Moita, em parceria com outras Entidades e Serviços da Comunidade (Câmaras Municipais; Escolas; Jardins de Infância; Agrupamentos de Escolas; Centros de Saúde; Misericórdia e outros) que, a partir de 2009 deram lugar à sua acreditação como Centro de Recursos para a Inclusão.

É objetivo prioritário da CERCIMB melhorar cada vez mais a articulação entre os serviços de Educação, de Saúde, da Segurança Social e das Autarquias, de forma a ajustar, melhorar e rentabilizar os apoios prestados às famílias, aos alunos e clientes, às escolas, jardins de infância a todos os técnicos envolvidos nos projetos bem como à comunidade de que faz parte.

RESPOSTAS SOCIAIS / VALÊNCIAS DA CERCIMB

- 1 Equipa de Intervenção Precoce da Moita (ELI Moita)

- 2 Centros de Recursos para a Inclusão (CRI - Barreiro e Moita)
- 2 Centros Educativos
- 2 Centros de Atividades Ocupacionais (CAO)

- 1 Centro de Formação Profissional

- 1 Quinta do Ouriço

- 1 Unidade Residencial

CERCIMB - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e Barreiro, C.R.L.

Copyright © 2015 CERCIMB. Todos os Direitos Reservados.